"Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Prov.22:6

SOBRE O BLOG

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este espaço pertence a Igreja de Nova Vida do Jardim Oceânico - Barra da Tijuca

Neste espaço sempre cabe mais um...

Neste espaço sempre cabe mais um...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009



SAUL, O PRIMEIRO REI DE ISRAEL

Objetivos:
* Peça o conselho de Deus quando tiver decisões para tomar.
* A obediência agrada a Deus, mas Ele rejeita o rebelde.

Lição Bíblica: 1 Samuel 8 a 10; 15.1-35 (leia com antecedência a história na Bíblia)

. Utilize um auxílio visual para contar a história – figuras da escolinha, objetos, faça ou peça que eles façam desenhos no quadro branco etc... use a criatividade
. As crianças devem achar o livro de I Samuel 8 na Bíblia

Entendendo o objetivo da lição...
Muitas vezes nós ficamos numa situação em que não sabemos o que é melhor falar ou fazer. Quando não sabemos, é bom procurar conselho. Para a melhor ajuda, vamos à pessoa que sabe mais sobre a situação. Nós mostramos sabedoria quando escutamos o conselho de pessoas sábias.
Hoje vamos aprender sobre um grande líder que pediu conselho a Deus quando não sabia o que devia fazer.

História Bíblica: (Não leia a história para as crianças. Conte com as suas palavras de forma criativa e com auxílio visual para a fixar a história).

Quando Samuel ficou velho, convocou seus dois filhos para serem juízes em seu lugar. Porém, eles não foram honestos, como sempre havia sido seu pai. O povo viu que estes dois jamais seriam justos. Por isso, aproximaram-se e Samuel e pediram que ele arranjasse um rei, para governar sobre eles, conforme o sistema em vigor entre as outras nações.
Este pedido não agradou a Samuel e ele foi orar a Deus sobre o caso. O Senhor lhe disse:
- Faça tudo que o povo pedir, porque ele não o está rejeitando; está me rejeitando como seu verdadeiro Rei. Dê lhes o que queiram, mas advirta sobre os problemas que sofrerão por causa do seu novo rei.
Samuel convocou os líderes, prevenindo-os sobre os direitos de um rei:
- Vocês querem um rei. Bem, seu rei tomará seus filhos, tornando-os soldados, fazendeiros, fabricante de armas. Tomará suas filhas, para serem cozinheiras, padeiras e perfumistas. Tomará o melhor de seus campos e das suas colheitas, dando-o para seus oficiais. Tomará seu servo e seu gado. Vocês serão os servos dele.
Mesmo assim, o povo se recusou a escutar a voz de Samuel. Continuaram exigindo um rei. Por isso, Samuel os despediu, dizendo que Deus ia escolher para eles o tão desejado rei.
Por isso o Senhor resolveu dar-lhes o tão pedido rei, desta forma: na tribo de Benjamim havia um homem chamado Quis, o qual tinha um filho chamado Saul, que era muito bonito e o mais alto dos israelitas.
Certo dia Quis enviou seu filho para buscar algumas das suas jumentas, perdidas nos campos. Mesmo procurando por todo monte e vale, Saul não as encontrou. Por isso, seu servo sugeriu:
- Espere um momento! Há um homem de Deus, chamado Samuel, que mora aqui perto. Tudo que ele profetiza acontece. Vamos ao seu encontro, pois talvez ele possa revelar onde as jumentas estão.
Em tudo isso, podemos ver a mão de Deus, pois no dia anterior, Ele havia ordenado a Samuel que ungisse a este mesmo Saul, para ser príncipe do povo de Israel. Como Samuel não o conhecia, o Senhor Deus disse, quando ele se aproximou:
- Este é o homem que reinará sobre o meu povo.
Ao chegar, Saul pediu informações ao profeta, o qual lhe explicou que as jumentas haviam sido encontradas. Todos estavam olhando para o futuro rei e Samuel o convidou para jantar.
Ao chegarem, Samuel escolheu para Saul o lugar de honra no banquete e o convidou para passar a noite na cidade, deixando-o cada vez mais perplexo.
Cedo de manhã, Saul e seu servo viajaram para casa. Samuel andou com eles durante algum tempo e disso a Saul:
- Peça licença ao seu servo, pois tenho algo muito importante para você!
Então Samuel tomou azeite e o ungiu, derramando-o sobre a cabeça de Saul, beijando-o e dizendo:
- O Senhor o ungiu para ser príncipe de Israel. Você salvará este povo de todos os seus inimigos.
Alguns dias depois, o velho profeta, Samuel, convocou os líderes de Israel, explicando-lhes:
- Assim diz o Senhor: Fiz subir a Israel do Egito, e livrei-o das mãos dos egípcios e da mão de todos os outros inimigos. Mas, vocês me rejeitaram e pediram um rei. Portanto, apresentem-se agora perante o Senhor e Ele lhes dará hoje um rei.
Então, o povo se reuniu e foi iniciada a escolha, conforme o costume daqueles tempos. Primeiro foi escolhido, por sorte, a tribo de Benjamim; depois a família de Quis e finalmente, Saul foi escolhido.
Mas, Saul não podia ser encontrado na assembléia, pois havia se escondido. Finalmente, ele foi encontrado e Samuel anunciou:
- Vejam, agora, aquele a quem o Senhor escolheu. Não há ninguém como ele entre todo o povo.
Então o povo gritou:
- Viva o rei!
Samuel relatou para os líderes os direitos, as obrigações e os possíveis abusos precipitados pelo novo rei, escrevendo-as em um rolo. Depois todos foram para casa.
Algum tempo depois, os cruéis amonitas, que moravam ao leste de Israel, atacaram a Jabes-Gileade, uma cidade na fronteira. Os habitantes de Jabes sabiam que não poderiam se defender contra este inimigo tão feroz.
Portanto, os líderes de Jabes enviaram uma mensagem para Saul, explicando-lhe seu grave perigo. De repente, o Espírito do Senhor veio sobre Saul. Por isso ele convocou os homens de todas as tribos de Israel.
O povo respondeu rapidamente e mais de 300.000 (trezentos mil) soldados se prepararam para a batalha contra os amonitas. Saul enviou uma mensagem a Jabes, prometendo livrar a cidade no dia seguinte.
Então, os israelitas marcharam para Jabes, sob a liderança de Saul. Chegando lá, conseguiram uma grande vitória.
Não muito longe de Gibeá, o palácio de Saul, havia uma fortaleza dos filisteus. O filho de Saul, Jônatas, lutou contra esta guarnição, derrotando-a. Por isso, os filisteus enviaram um exército poderoso contra Saul.
Os israelitas tinham muito medo e esperavam a chegada de Samuel, para sacrificar a Deus e abençoar a batalha contra os filisteus. Mas, Samuel se atrasou. Por isso os soldados israelitas começaram a se afastar. Saul, temendo a perda do seu exército, resolveu fazer o que apenas os sacerdotes fizessem: sacrifícios e holocaustos a Deus. Com este ato presunçoso, Saul começou a mostrar sua constante tendência de se considerar maior do que Deus.
Saul mal acabara o sacrifício quando Samuel chegou. Vendo o que o rei fizera, o profeta ficou muito zangado e perguntou:
- Por que fez isso?
Saul respondeu:
- Porque os homens começaram a voltar para casa. Eu tinha medo que o inimigo nos atacasse, antes da sua chegada. Portanto, tornou-se necessário.
Samuel replicou:
- Você agiu tolamente! Não obedeceu aos mandamentos de Deus. Por isso, o Senhor tirará de você o reino, dando-o ao outro homem, o qual terá mais interesse em obedece-Lo.
Apesar desta advertência, Saul ficou cada vez mais orgulhoso, pois continuou a derrotar os inimigos de Israel. Mas, com o passar do tempo, ele se esqueceu inteiramente que o próprio Deus estava garantindo estas vitórias. Em vez de glorificar a Deus, ele achou que podia tomar todas as decisões por si próprio e ganhar muitas outras vitórias, sem o apoio divino.
Certo dia Samuel se aproximou dele, para lhe transmitir uma mensagem de Deus:
- Vá e batalhe contra os amalequitas, destruindo-os inteiramente.
Então, Saul convocou o exército e foi ao encontro doa amalequitas. Conforme as ordens do Senhor, Saul destruiu-os, mas não completamente. Deixou vivos o rei, Agague, e o melhor dos rebanhos.
O Senhor chamou a atenção de Samuel para este novo erro do rei Saul. Samuel teve muita pena, lamentando a triste vida de Saul. E, de manhã, ele foi encontrar=se com o rei. Ao ver Samuel, Saul foi logo se desculpando.
Mas, Samuel não se deixou enganar tão facilmente. Perguntou:
- O que significa este balido de ovelhas e mugido de bois?
Saul respondeu:
- São animais dos amalequitas. O povo guardou o melhor do gado e dos rebanhos, para sacrifica-los ao Senhor. E também, poupou a vida do rei. O resto destruímos.
Saul estava tentando transferir a culpa para seus soldados. Mas, Samuel anunciou a palavra do Senhor, dizendo:
- É melhor obedecer a Deus, do que sacrificar. Desobedecer é tão mau quanto adorar a ídolos. Porque você se recusou a obedecer a Deus. Ele o rejeitou como rei do Seu povo.
Finalmente lamentou-se o rei:
- Pequei, porque tive medo do povo e obedeci à sua voz!
Ainda não quis aceitar a culpa do seu pecado. Mas, acrescentou:
- Perdoe-me, Samuel, e vá comigo, para que eu possa louvar a Deus.
Samuel se recusou. Mas, quando ele virou para sair, Saul agarrou a sua túnica, rasgando-a. Então, Samuel disse:
- Neste dia, o Senhor rasgou de você o reino e o deu ao outro homem mais digno do que você!


Perguntas:
1. Como eram os filhos de Samuel?
2. Para que os líderes dos israelitas pediram?
3. O que Samuel fez depois deles pediram um rei?
4. Como Samuel disse que um rei ia tratar o povo?
5. Eles ainda queriam um rei?
6. O que Deus fala a Samuel sobre Saul?
7. O que Samuel mandou fazer aos amalequitas?
8. O que Saul deixou viver?
9. Quem Saul deu culpa para a desobediência?
10. Por que Saul não matou as ovelhas e vacas?
11. O que Samuel falou sobre a desculpa de Saul?

ATIVIDADES
1. Complete as frases com as palavras certas (1 Samuel, capítulos 9 e 10).

Deus - Samuel - jumentas - Saul - Benjamim -
príncipe - Senhor - Israel - azeite

História: Havia na tribo de ___________ um homem chamado Quis. Ele tinha um filho chamado _____________, o que era mais bonito e mais alto do que todos os outros israelitas.
Certo dia Quis o enviou para buscar algumas das suas ____________, perdidas nos campos. O servo de Saul disse: “Vamos a um homem de ____________. Talvez ele possa revelar onde a jumentas estão”. Eles foram procurar a _____________. No dia anterior, Deus havia ordenado a ____________ que ungisse a _______________ para ser príncipe sobre o povo de _____________. ______________ explicou para Saul que as jumentas haviam sido encontradas e que Saul is ser o __________.
Samuel tomou ____________ e o derramou sobre a cabeça de Saul, dizendo: “O ______________ o ungiu para ser príncipe sobre Seu povo”.


2. Quem é o Rei e Senhor sobre sua vida? Vamos ler os versículos na Bíblia que falam sobre nosso Rei. Ligue cada frase à esquerda com a referência correta.

1. Vosso rei -------------Isaías 43.15

2. O Rei dos reis --------Mateus 27.37

3. Bendito é o Rei-------1 Timóteo 1.17

4. Rei dos judeus-------- Apocalipse 17.14

5. Rei eterno Lucas 19.38


3. 1 Samuel 15.22

“Eis que o __ __ __ __ __ __ __ __ é __ __ __ __ __ __ do que o
13 2 5 4 5 3 5 14 11 5 10 8 13 14

sacrificar, e o atender melhor do que __ __ __ __ __ __ __ de
7 13 14 4 16 14 1

__ __ __ __ __ __ __ __ __ “.
3 1 14 12 5 9 14 13 15


Use as letras dos sinais secretos abaixo, para encher os traços.

SINAIS SECRETOS:

1-a, 2-b, 3-c, 4-d, 5-e, 6-f, 7-g, 8-h, 9-i, 10-l, 11-m, 12-n, 13-o, 14-r, 15-s, 16-u

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails