"Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Prov.22:6

SOBRE O BLOG

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este espaço pertence a Igreja de Nova Vida do Jardim Oceânico - Barra da Tijuca

Neste espaço sempre cabe mais um...

Neste espaço sempre cabe mais um...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Aprendendo... (Parte 2)


Algumas sugestões práticas:

Estudos psicológicos indicam que aproximadamente 85% do caráter do seu filho é formado até o 6 anos de idade. Portanto a sua maior oportunidade de ter sucesso é dar a ele os 4 “As” (aceitação, afeição, aprovação e auto-realização) já no inicio de sua vida que são os primeiros e crucias anos da vida. Com relação aos 15% restante, você pode fazer o seguinte:

1- Faça um diário sobre o seu filho. Fiquem atentos às necessidades especificas dele. Demonstre que se preocupa com ele. Fale com ele sobre preocupações futuras como vocação profissional, casamento e filhos.

2- Programe-se para ter tempo individual com cada e filho e seu cônjuge. Invista no tempo de qualidade tanto individualmente como com toda a família.

3- Crie em sua casa um clima propício para risada, aventura, surpresas, preocupação mútua, boa música e livros e bons amigos. Propicie um ambiente agradável para se viver. Uma boa maneira para descobrir se o ambiente de sua casa é saudável é ver se os filhos de amigos e vizinhos costumam se reunir aí!

4- Envolva sua família em reuniões para compartilhar a palavra e orar por necessidades familiares, de outras pessoas e pessoas ate que eles não conhecem, como missionários e povos que ainda não conhecem a Jesus. Estimule-o a contribuir para suprir as necessidades de outras pessoas. Prov. 22:6; Deut. 6:7

5- Incentive seu filho a participar das atividades na igreja e caso ele tenha atividades bíblicas para fazer em casa ofereça sua ajuda!

6- Leve a sério o questionamento de seu filho sobre assuntos espirituais. Não dê risada se ele quiser saber se os mosquitos vão para o céu. Aproveite a oportunidade para falar com ele sobre fé. Esta é uma ótima oportunidade para vocês estudarem a Bíblia juntos.

7- Aproveite datas especiais, como Páscoa, Natal e Aniversário para compartilhar do amor de Deus e agradecê-lO.

8- Estude com seus filhos sobre as necessidades do mundo. Utilize cartazes e mapas para mostrar visualmente.

Na adolescência, seu filho precisa começar a pensar e agir independentemente de você. Ele irá começar a questionar coisas que anteriormente aceitava sem problemas. Oriente-o para ler livros que possam dar boas respostas para as suas perguntas e que conversem com pessoas que tenham bom canal de comunicação com os jovens. Esteja aberto sempre para boas conversas e, mais do que nunca, pratique o que você prega.

Trecho tirado do livro: 40 Princípios na Formação da Criança e adaptado por Tamara Lima - http:investindonascriancas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails