"Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Prov.22:6

SOBRE O BLOG

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este espaço pertence a Igreja de Nova Vida do Jardim Oceânico - Barra da Tijuca

Neste espaço sempre cabe mais um...

Neste espaço sempre cabe mais um...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A influência da televisão na formação das crianças


Os programas de televisão podem interferir positivamente ou negativamente na educação e desenvolvimento das crianças. É responsabilidade dos pais que, todavia, vem se omitindo cada vez mais, impor alguns limites.

A audiência infantil a programas inapropriados poderia acabar se os próprios pais abrissem mão de assistir a estes programas. Seria bom se os pais pudessem mostrar que, o que não é bom para os filhos, também não é bom para os pais. Os programas com conteúdos positivos, produzidos com preocupações pedagógicas e assessoria educacional são exceções.

O que se vê com grande freqüência são programas fundamentados em falsos valores, voltados apenas para satisfazer audiência e que promovem a violência. Estes programas tem uma contribuição negativa no desenvolvimento das crianças que ficam mais expostas à TV, pois estas tendem a reproduzir atividades e práticas presentes na programação assistida. Isso ocorre principalmente quando a situação vivenciada aproxima-se das experiências de vida da própria criança.

Cenas eróticas ou situações de violência são muito prevalentes nos programas assistidos pelo público infantil. Uma das consequências mais visíveis é a aceleração de algumas vivências, sem que tenha havido um amadurecimento para tal.

Crianças que assistem a programas de televisão violentos podem se identificar com os personagens e acreditam que eles são realistas, o que aumenta as chances delas se tornarem adultos agressivos.

É de grande importância que os pais fiquem atentos se os conteúdos exibidos são apropriados ou não para seus filhos, porém o que ocorre é que eles próprios fazem mal suas escolhas, dando grande audiência para maus programas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails